domingo, 15 de julho de 2007

Gundam 00 - Entrevista com Seiji Mizushima

Como prometido, está aqui a entrevista que o diretor de Gundam 00, Seiji Mizushima - diretor de Full Metal Alchemist, vale lembrar -, deu para a Animage, que provavelmente estará na edição de Agosto - sim, a entrevista por incrível que pareça já vazou na internet-.
Vale lembrar que o Tobe Gundam Brasil é o PRIMEIRO a disponibilizar esta entrevista para os brasileiros - 3 salvas para nós!-.
Hora da entrevista:

Pergunta: Conte-nos como surgiu o título "Mobile Suit Gundam 00"?
Seiji Mizushinm: Começou como um título temporário, mas acabou sendo o título oficial. Originalmente eu quis um título com um nome legal, mas ao longo do pirueto, todos nós nos esquecemos disso. Além disso, o óbvio de se começar do zero, é que terá uma razão para isso. Agora é um segredo, mas isso será revelado como uma palavra-chave ao enquanto a história evolui.

Pergunta: Qual seria a razão desta série ter seu universo baseado no futuro do nosso?
S.M.: Eu pessoalmente não tenho um conhecimento profundo sobre as séries de U.C.(universo do Gundam original) ou de C.E. (universo de Gundam Seed), então para "cair de pára-quedas" nesses mundos seria inapropriado e ofensivo aos que trabalharam nessas séries. Para mim fez perfeito sentido essa nova série ser conectada com nosso mundo. Fazendo isso, é muito mais fácil refletir nossa história e mesclar isso com a série. Neste momento, eu não estou muito focado em fazer isto ultra real ou algo sério. Além do mais é tudo entretenimento, então irei espelhar alguns assuntos do mundo real com a série, coisa que eu fiz com os animes com que trabalhei no passado.

Pergunta: Que tipo de história, você está armando para este Gundam?
S.M.: Eu não sei se isso é uma coisa boa ou ruim. Eu não vi muito sobre as primeiras séries Gundam. Quando me deram esse trabalho, eu pensei comigo mesmo, "Será que não há pessoas mais interessadas em Gundam do que eu?" A Sunrise me falou "Nós queremos criar um novo Gundam, então o diretor não tem que necessariamente saber sobre Gundam." Eu tenho no staff pessoas como Yousuke Kuroda e os designers de mecha, que são fãs de Gundam, então eles se empenham para o fator Gundam, enquanto que eu penso em criar uma série sem pensar muito no fato de ser uma série Gundam. Talvez este seja o tema, mas eu trarei minha forma "Gundam" de penar para a série.

Pergunta: O que seria essa forma "Gundam" de pensar?
S.M.: Um, é escrever sobre uma guerra. Gundam é só uma arma, apesar de tudo. Isso não significa que eu vou devotar o tempo à cenas de batalha. Ao invés disso, eu acredito que é importante entender o tema de guerra de uma maneira direta. Senão for assim, seria uma arma móvel que anda sobre duas pernas usa sabres de raios e rifles de raios. E assim o básico em Gundam seria vermelho, azul, amarelo e branco.(risos)
Dessa vez nós pudemos nos aventurar mais nos desejes. Se você tiver estas 4 cores, eles se parecem com Gundam.(risos)

Pergunta: Os pilotos de Gundam fazem parte de um grupo que tenta parar a guerra. O que você quer dizer com isso?
S.M.: Vamos pegar essa única frase, "Usando a força para acabar com as guerras" e você verá o que acontece quando alguém leva a sério este ato contraditório. "O que você irá começar a ver?" seria uma das coisas que eu gostaria de escrever. Como drama envolve esses personagens, você verá "O que acontece para o mundo quando eles pilotam os Gundams? O que estes pilotos farão e como eles irão reagir?" Isso será a base da minha série com certeza.

Pergunta: Como os designs de MS e as batalhas irão funcionar?
S.M.: Esperamos trazer 2 estilos: um é o estilo de ação de SEED, o segundo são ações que usam as vantagens dos MS. Quando a idéia de um conflito onde Gundams entravam, estava sendo discutida, tivemos uma conversa que dizia "Será de bom grado para os Gundams serem super mecha." Então os MS antagônicos foram desenhados refletindo as armas de hoje em dia e os Gundams foram desenhados para combatê-las. Será algo como super mecha vs. mechas reais. O conceito de Gundam ser bem superior era um conceito que eu carregava desde o início. Não sei o quanto disso você verá, mas o staff irá seguir isto e estou esperançoso de que você possa ver algumas cenas um tanto estranhas.

Pergunta: Finalmente, uma mensagem para os fãs da série que virá em breve.
S.M.: Mesmo que este seja um drama que conecte pessoas à pessoas ou pessoas ao mundo, eu não tentarei forçar as respostas para elas. Eu espero que essa série motive os telespectadores à pensar. Um inexperiente em Gundams como eu, está realmente trabalhando duro para criar um novo Gundam então eu espero que os fãs das séries anteriores nos dêem suporte.

Bem e foi "só" isso mesmo
Agradecimentos ao Gunota Headlines por disponibilizar a entrevista: http://www.aeug.blogspot.com/

6 comentários:

Anônimo disse...

Terminar uma guerra a força, é quase o que os EUA estõa fazendo não, com a diferença que os norte americanos sempre tem um interesse comercial... ou será que Gundam OO tb será assim

GXX-Hell disse...

Bem, já que o proprio diretor falou em interesse comercial, talvez. Nao podemos eskecer q a bandai eh q manda, ou seja, a serie pode ser otema, mas se nao vender bem tera parte de seus eps cancelados, como aconteceu com Gundam X (q eh boa pra krlho, mas nao teve kit sendo vendido como o wing, q foi fenomeno no japao). Eh tudo entretenimento, mas nao ker dizer q coisas boas possam ser feitas.

Milliardo Peacecraft disse...

Gundam sempre foi uma série altamente comercial, o fato do diretor citar isso como se fosse o pricipal ogjetivo dela, é porque é verdade, se uma série gundam não vender, a dona bandai manda tirar ela do ar. Apesar disso tudo, ainda bate muita série de hoje em dia e continua sempre muito atual no que faz. ;D

Anônimo disse...

Ei, mas quando disse comercial, falei em relação a história do novo Gundam 00, heheheh. Qual será o interesse dessa facção que os pilotos Gundam participam ?? E no resto concordo com vcs, a Bandai só quer mesmo encher o rabo de grana, mas pelo menos com Gundam Seed aprenderam que não precisam fazer um roteiro escroto, tipo G Gundam, que deu lucro, mas nem chega perto da grana arrecadada com Seed

GXX-Hell disse...

Roteiro de Seed, bem a meu ver não é dos melhores não, tem muitas falas. Pode ser que as cenas de batalha são boas, mas o roteiro em si de G Gundam e o desenvolvimento de personagens são melhores que em Seed - opinião minha -. Para ver uma série realmente com um ótimo roteiro e com um ótimo desenvolvimento de personagens, veja Gundam X. Porém devo alertar que por se tratar de 1996 não espere por um show de cores como em Seed.

Anônimo disse...

Gundam X não pude assistir a muita coisa legendada ainda, só uns eps em japonês ... Dessas séries feitas em realidades alternativas ao Gundam Original, a que mais curti foi Turn A, a evolução da história é meio lenta, mas ótima. G Gundam, pra mim, de Gundam só tem a aparência dos mechas, a história não me atraiu em nada, não me fez querer ver mais...