sexta-feira, 25 de julho de 2008

Como é feito o Merchandise de Gundam?

Quando eu digo do "poder" da Bandai, não é de um modo apenas irônico, mas é a verdade, por incrível que pareça.
Vamos a alguns pitacos sobre a estratégia de Merchandise da Bandai para Gundam 00.

- 24 itens estão sendo planejados para H.G. 1/144, 1/100, 1/60, BB Senshi e H.C.M.-Pro.
- Notem que agora não haverá os F.G. (First Grade) kits dessa vez, já que não venderam (isso mesmo, demanda baixa significa cancelamento sem aviso prévio!). A boa notícia é que o público-alvo desse tipo de kit (crianças do primário) não eram totalmente contra assistir Gundam 00. O que a Bandai fará? Fácil, vai recolocar a linha BB Senshi (dos SD Gundams, os de corpo pequeno e cabeça grande - sem trocadilhos! -) para pegar a fatia de mercado dos F.G. kits.
- O plano é manter os preços baixos (e olha que não estão baixos!) para a linha HG 1/144, cujo público-alvo são os adolescentes. Há suspeitas que o design simplificado dos novos Gundams é fruto do programa de controle de custos da Bandai (o que faz sentido, já que é perceptível a falta de "ranhuras" e detalhes mais complicados nos novos Gundams). O kit H.G. 1/144 do 00 Gundam será lançado dia 26 ou 27 de Setembro (sim, antes mesmo da série ser lançada, muito estranho por sinal).
- Agora, os kits H.G. 1/100 ainda serão mais extravagantes, cujo público-alvo são os adultos (tradução, ainda serão bem caros). O primeiro a ser lançado, o 00 Gundam, tem como destaque - ainda em planejamento - um sistema de luz para os geradores GN nos ombros.
- Há planos para a escala 1/60 (depende se fará sucesso ou não, como sempre).
- Os H.C.M-Pros para os 4 Gundams já foram revelados. A falta de um gerador GN nos outros 3 Gundams era "gritante". Agora a dúvida fica: Será que realmente não há geradores GN? Ou será alguma surpresa da série?
- Os Tierens e os Flags irão aparecer na segunda temporada. Mas provavelmente sem kits novos.
- O maior MS inimigo virá da mesma linha dos GN-X. Ainda não foi revelado o kit.
- Nada mais foi revelado sobre nenhum Gundam Throne, mas quem sabe?

Bem, é assim que se faz uma estratégia de merchandise. E por mais chato que seja, hoje em dia qualquer série é muitas vezes refém do merchandise, no seguinte sentido: se não vender, cancele! (Gundam X e Gundam 0079 que o digam, sim, ambos foram cancelados pela baixa audiência, e assim nenhum patrocinador quis investir. Sem patrocínio, há o cancelamento dos kits e aí vai...) Mas se der certo, a enxurrada de coisas e produtos interessantes a serem colecionados é a melhor coisa que pode acontecer com qualquer série (nota-se por Gundam Wing, SEED e até mesmo 00!).

Nenhum comentário: